ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Provèrbios 16.33
Pr. MANOEL RIBEIRO - É DEUS E NÃO A SORTE QUEM DECIDE

É DEUS E NÃO A SORTE QUEM DECIDE
(Medite nessa mensagem que ministrei na ADECIN)
 
Provérbios 16:33
“ A sorte se lança no regaço, mas do Senhor procede toda a sua disposição.”
Muitas pessoas dão muita honra e glória para esta palavra chamada SORTE. Quantas vezes já ouvimos alguém dizer: “ Você teve uma sorte!!!..... Que sorte!!!.... Sortudo, hein!!! .” É importante que saibamos que a Igreja de Deus não é guiada pela sorte, mas pelo Espírito Santo de Deus.
Um dia uma cigana quis ler a minha mão, alegando que ia declarar a minha sorte. Eu lhe respondi: “ Não existe sorte na minha mão; agora, a mão do meu Deus está cheia de bênçãos para nos dar.”
 
 
I-O QUE TEM DE GENTE ATRÁS DA SORTE...
Há pessoas que diariamente lêem o horóscopo, para verem se terão um dia de sorte ou não.
Outras estão buscando a sorte nos jogos.
Outros usam simpatia para dar sorte: pé de coelho, ferradura na porta, imagem de elefante de costas para a porta da casa, etc...
Sair de costas do cemitério dá sorte...
Achar uma folha de trevo com 4 partes dá sorte.
Usar uma figa, dá sorte.
Usar galho de arruda dá sorte.
Acordar com o pé direito dá sorte...
 
 
II- É A AÇÃO DE DEUS, E NÃO A SORTE.
Ë Deus quem provê. Leia Gênesis 22: 12-14 “ Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único. Então levantou Abraão os seus olhos, e olhou ; e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar, o Senhor proverá; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.” Não diga: “ Puxa vida, Abraão, que sorte!!!”
Ë Deus quem exalta o homem. Leia Gênesis 41:42 “ E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de vestidos de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço.” Por favor, não diga que José é um homem de sorte.
O profeta Daniel sabia que era Deus. Atente para Daniel 2: 26-28 “ Respondeu o rei, e disse a Daniel ( cujo nome era Beltessazar ): Podes tu fazer-me saber o sonho que vi e a sua interpretação? Respondeu Daniel na presença do rei, e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinhos o podem descobrir ao rei; Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos;...”
É Deus quem cura, como fez com a mulher que tinha fluxo de sangue. Confirme a palavra em Marcos 5:25-29 “ E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido. Porque dizia: Se tão somente tocar nos seus vestidos, sararei.”
Tem muita gente, mesmo entre os crentes atribuindo as vitórias à SORTE. Não se engane, é Deus quem lhe abençoa e dirige a sua vida.
 
 
III- É DEUS QUEM DECIDE
Maria, mãe de Jesus, deixou bem claro que quem decide é deus, e não a sorte. Confira em Lucas 1:38 “ Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.”
Nas bodas de Caná, Maria, mais uma vez, faz uma declaração de submissão. Leia João 2:5 “ Sua mãe disse aos serventes: fazei tudo quanto ele vos disser.”
Abraão foi abençoado, porque obedeceu. Hebreus 11:8 “ Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.”
José foi exaltado, porque Deus estava com ele. Gênesis 39:2 “ E o Senhor estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.”; Amós 3:3 “ Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” José estava de acordo com deus e deus com José.
Se você deixar Deus dirigir a sua vida, as coisas vão mudar. I Pedro 3:12-13 “ Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males. E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem?”
Deus abençoe grandemente.
 
 
Pr Manoel Ribeiro
Servo do Senhor Jesus
 

 
 
 

Versículo do dia

"Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?"

Salmos 130:3