ADECIN - Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cidade Nova

Culto online

PALAVRAS QUE EDIFICAM

Pr. 21.22
Pr. MANOEL RIBEIRO - ESTRATÉGIA PARA VENCER GRANDES BATALHAS

ESTRATÉGIA PARA VENCER GRANDES BATALHAS
(Ministrei essa mensagem na ADECIN)
Pv.21:22 “O sábio escala a cidade dos valentes, e derriba a fortaleza em que ela confia.”
 
 
Estratégia, é uma forma inteligente de alguém se preparar para desafiar e vencer grandes batalhas. A melhor estratégia para ser um grande vencedor, é se armar com sabedoria espiritual, que é mais eficaz que a carnal. Quer ser feliz, se esforce para se vestir de sabedoria espiritual Pv 3:13-17
 
"13 Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 
14 Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. 
15 Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela. 
16 Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. 
17 Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz."
 
 
 
I – A IGNORÂNCIA ESPIRITUAL É UMA TRAGÉDIA.
Satanás luta com todas as forças para nos distrair com seus atrativos e convencer  para ignorar a sabedoria de Deus. É quais são os atrativos malignos? 1 João 2:16 "...a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida,...". São atrativos que a nossa carne deseja, sente prazer, mesmo sabendo que o resultado é o orgulho,  a vaidade, o ódio, a inveja,  os vícios  a confusão familiar, as discórdias nas amizades,  a falta de controle emocional, a ira, e etc....
 
 
A Palavra de Deus que é luz que ilumina o nosso caminhar ensina em Sl14:1 “Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido...". Esse distanciamento de Deus  deixa a nossa consciência mais livre para pecar, e não haverá cobrança em nossos corações. Se alguém acusar algo carnal que fizemos, temos a resposta na ponta da língua: "não fiz nada, isso não tem nada demais, você que é muito crente e ver defeito em tudo, não é da sua conta, sou dono do meu nariz" Kkkkkkk, coitado..... Esse desejo de não querer conhecer Deus e distante das virtudes espirituais, das leituras que edificam, das amizades que produzem boas influências,  o resultado será  o orgulho e afastamento do Espírito Santo, que nos deixa desprotegidos, fracos, desabilitados. Quantos estão desviados e não tem mais temor, mais força, só  angustias, depressão,  estão perdendo a guerra contra si mesmos, se entregaram à derrota, estão afundados no pecado, nos sofrimentos, uns ja chegaram no limite da falência canal, estão desesperados e com desejo de morrer.
 
 
A ignorância espiritual distancia o homem da paz. Is 59:8 "Não conhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; todo aquele que anda por elas não tem conhecimento da paz."
 
 
 
II – A SABEDORIA ESPIRITUAL NOS PREPARA  PARA OS DEVERES DA VIDA.
Todos nós temos deveres. Deus concedeu ao homem o livre arbítrio, todavia a nossa vitória só será uma realidade se soubermos conduzir as nossas vidas de forma digna. 
 
 
I Cor 6:12 “Todas as coisas me são lícitas, nem todas as coisas me convém.” 
Há uma diferença grande entre "dever" e "querer". Enquanto o primeiro é praticado por quem é dirigido pelo o Espírito Santo,  o segundo é praticado pelos soberbos,  vaidosos, e suas palavras são: Eu faço o que quero"; e como o homem sem Deus não acerta uma,  o final é só lágrimas. Meus amados o dever é mil vezes melhor do que o querer. Quem pauta sua vida no dever, é prudente  responsável, sensato, os lábios são fontes de vida, não fica arrumando inimizades,  confusão, não é barraqueiro, é gentil, moderado  fácil de conviver, é responsável e amável.
 
 
 
III – A ESTRATÉGIA DA SABEDOPRIA DIVINA PREPARA VOCÊ PARA VENCER.
Quantos obstáculos enfrentamos... . 
 
1.Você foi escolhido para vencer as más influências dos homens. Sl 44:55 "Por ti venceremos os nossos inimigos; pelo teu nome pisaremos os que se levantam contra nós."
 
2.Vencer as forças malignas. Lc 10:19 "Eis que vos dou poder para pisar em serpentes e escorpiões, e sobre toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum."
 
3.Vencer as aflições da vida. Rm 8:35-37 "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou."
 
4. Vencer as tentações da vida. I Jo 5:4 "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé."
 
5. Vencer todos os poderes Satânicos. Ap 15:2 "E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e também os que saíram vitoriosos da besta, e da sua imagem, e do seu sinal, e do número do seu nome, que estavam junto ao mar de vidro, e tinham as harpas de Deus."
 
 
 
Pr. Manoel Ribeiro
Servo do Senhor Jesus
Todas as terças-feiras ministro a Palavra de Deus na ADECIN MÃE às 19H.
Te espero lá.
 
 
 

Versículo do dia

"Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem subsistirá?"

Salmos 130:3